Presidente do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça Josy

Belíssima iniciativa e um Muito Obrigado por realizar sonhos e crescimento em nossas vidas

USINA DA DANÇA APRESENTA-SE NO FESTIVAL SOCIAL DE DANÇA DA ESPANHA

26 de abril - Convent de Sant Agusti Coreografia: MOVA-ME USINA DA DANCA

Aulas de Artes plásticas

Confecções das lembranças do dia das mães

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


1º Dia de Curso de Férias na Usina da Dança





Aula Prática de Ballet, onde Professores e Alunos  adquiriram informações de como preparar o seu corpo para dançar 




domingo, 26 de janeiro de 2014

BALLET DE REPERTÓRIO

BALLET DE REPERTÓRIO

Balé de repertório, em francês ballet d'action, é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que é representada através das danças. O balé de repertório precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. É um conjunto de coreografias querendo contar uma história. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de às vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas). Os mais conhecidos são O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Giselle, Copéllia, Pássaro de Fogo, Dom Quixote, etc.
Os balés de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo. Seguem tradicionalmente sua criação. 
São obras montadas antes do século XX que são patrimônio da Humanidade.
Essa é uma lista dos mais famosos balés de repertório:

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Informações sobre o Curso de Artes Cênicas na UNICAMP

Artes Cênicas
Pensando o teatro
A busca de abordagens inovadoras para a linguagem teatral
O curso de Artes Cênicas da Unicamp tem o objetivo de formar atores que, além de estarem aptos a trabalhar nos diversos campos abertos ao profissional de artes cênicas, sejam também artistas conscientes de seu papel na sociedade, enquanto pensadores capazes de dialogar, por meio da criação artística, com as diversas questões individuais e coletivas vivenciadas pelo homem atualmente.

Por meio de uma instrumentalização, prática e teórica, nas diversas linguagens teatrais existentes – sendo essa apenas uma das prerrogativas do curso –, o aluno de Artes Cênicas deverá se formar apto a pensar o teatro e a arte a partir de suas próprias concepções de pesquisa, a fim de, após o curso, escolher dentre os diversos caminhos apresentados no decorrer de seu aprendizado.

“Realmente, nós tentamos mostrar ao aluno que o trabalho do ator começa muito antes do espetáculo”, explica a coordenação de graduação do curso. “O intuito é formar profissionais que cultivem ideias próprias e sejam capazes de mostrar, nos palcos, abordagens inovadoras para a linguagem teatral. Trata-se não somente de fazer teatro, mas de pensar o teatro”.

Tempo Integral
O curso de Artes Cênicas é oferecido em período integral, na modalidade
bacharelado, e pode ser concluído em oito semestres.

Os dois primeiros anos são dedicados à formação básica do ator e incluem disciplinas teóricas que oferecem não só um conhecimento amplo sobre história e teorias do teatro, além de dramaturgia, mas principalmente que fornecem um repertório de conhecimento a fim de propiciar uma reflexão sobre as diversas possibilidades de pesquisa em artes cênicas. Nessa fase do curso o aluno vive um intenso processo de preparação corporal e vocal, além de disciplinas voltadas diretamente para interpretação cênica.

Os últimos quatro semestres do curso ampliam a formação básica no sentido de proporcionar aos alunos a experiência de elaboração de exercícios cênicos completos, em diferentes linguagens teatrais. São três projetos artísticos, cada qual com um foco de aprendizado diferente, que envolvem não só a criação do aluno enquanto ator-pesquisador em formação, mas também todo o trabalho de preparação de um espetáculo teatral. No último semestre, os alunos podem propor projetos artísticos independentes, de acordo com as linhas de trabalho com as quais mais se identificaram no decorrer do curso.

O campo de trabalho de um profissional em artes cênicas formado pela Unicamp é bastante amplo, podendo o mesmo trabalhar como ator em grupos e companhias, como instrutor de teatro em cursos livres, como pesquisador e crítico.
      

Informações sobre o Curso de Dança na UNICAMP

Dança
Além da estética
Refletindo e transformando a visão da arte
O projeto inicial do curso de graduação em Dança do Instituto de Artes da Unicamp foi idealizado por Marília Antonieta Oswald de Andrade que, juntamente com um grupo de profissionais da área da dança, concretizou o seu início em 1985. Ao longo destes 25 anos procurou-se perseguir um ideal, presente no projeto inicial, que é o de conferir à dança o status de área de conhecimento inserida na universidade.

Técnicas, danças do Brasil e ateliês
Nas disciplinas de Técnicas de Dança há ênfase no desenvolvimento técnico-artístico do corpo integrado à expressividade e à criatividade. O objetivo desta visão é formar um corpo consciente, capaz de uma resposta criativa, através da sensibilidade sinestésica e do domínio técnico do movimento. O aluno será estimulado a constantes investigações, na procura de um movimento espontâneo assim como de pesquisa orientada. As técnicas tradicionais são utilizadas, não como modelo, mas como instrumento e estudo dos princípios básicos do movimento. Espera-se uma resposta corporal individual e centrada no potencial criativo de cada estudante, estabelecendo um vínculo com as correntes da dança que vigoram na atualidade, possibilitando a inserção do aluno no panorama vigente.

Nas disciplinas de Dança do Brasil, concebe-se a dança como forma expressiva de criação artística cuja realização leva em conta os valores da cultura onde se encontra inserida, bem como a história dos indivíduos que dela fazem parte. O objetivo é contribuir para a formação mais ampla do profissional em dança, com perfil para a atuação social e transformadora da realidade na qual exerce sua profissão. As disciplinas propõem fundamentos corporais alicerçados nas manifestações culturais da diversidade brasileira. Busca-se construir conhecimento através da experiência do convívio plural, na validação de uma identidade rica em dramaturgia e movimentação corporal. Seja no âmbito do ensino ou da pesquisa, o aluno é levado a explorar o contexto social e cultural no qual se encontra inserido. Trata-se, portanto, de comunicação numa perspectiva histórica e artística, de uma estética fundada na realidade cotidiana, na convivência com o outro.

Nos Ateliês, de estruturas mais flexíveis, encontram-se integradas estas duas tendências. Trata-se, portanto, de unir as habilidades técnicas às competências de refletir e compreender criticamente os fundamentos que organizam um conhecimento específico. Trata-se de um saber das artes, entendido como tecido artesanal, construído gradativamente através da aprendizagem do sensível, do olhar focado não só no corpo que dança, mas na sua relação com o mundo. Os Ateliês abrangem os conteúdos de improvisação e composição coreográfica, trabalhados em métodos que propiciam diferentes leituras corporais. Os Ateliês estão articulados às disciplinas de Técnicas de Dança e às de Dança do Brasil, sempre buscando trajetórias prático-teóricas na área artística integradas ao ensino da dança.

O exercício da alteridade permeia a construção de uma dança que o aluno deverá vivenciar em seu corpo. Esta dança passa a refletir e a discutir as questões ligadas ao movimento, de modo a caminhar junto com as idéias políticas, sociais e culturais do seu tempo. Na estrutura do curso constam disciplinas nas áreas biológicas tais como anatomia, fisiologia e cinesiologia. Nas áreas das ciências humanas e sociais, a história, a antropologia e a psicologia, dentre outras.

O amadurecimento e a experiência do curso de graduação em Dança possibilitam não só gerar a integração entre conteúdos do projeto pedagógico, como também a integração entre as distintas áreas artísticas, no âmbito do Instituto de Artes. Assim foram criadas disciplinas comuns a todo o Instituto tais como os fundamentos filosóficos da arte-educação.

Se, por um lado, o curso permite a formação do aluno como intérprete e/ou como professor de dança (de acordo com a sua opção), por outro, dada a possibilidade de escolha própria sobre quais disciplinas eletivas cursar, terá a responsabilidade sobre sua própria formação, ampliando o campo de saber e aumentando as relações dentre os mais diversos espaços da universidade. Busca-se, assim, o vôo, onde novas tendências irão despontar.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Benefícios da Dança

Dança: mais do que simples movimento

Autor ou Fonte: miriam lamas baiak

Email: mlamasbaiak@yahoo.com.br

A dança vai além de sua função artística, ela desenvolve a psicomotricidade (cognitivo, físico e afetivo), ajudando na educação; e auxilia no tratamento e prevenção de doenças, isto é, ela é “sinônimo” de saúde. Fazendo, assim, parte não só da área de arte, mas também da área de educação e de saúde. Dentro da área de educação, a dança criativa ou educativa propícia aos alunos, segundo Débora Barreto, o auto-conhecimento; as vivências de corporeidade; relacionamentos estéticos com outras pessoas e com o mundo; incentiva a expressividade artística e humana; libera a imaginação, a criatividade; sendo uma forma de comunicação e de conhecimento, ajudando na formação dos cidadãos. A dança integra corpo e mente, trazendo aos alunos relações entre o mundo à sua volta e entre o mundo que existe dentro si.
Segundo Gesalt, Piaget, Vygostsky e Gugné (teóricos do ensino-apredizagem), a aprendizagem ocorre através das relações externas e internas de um indivíduo; e Gallahue e Ozmun dizem que este processo se dá através da genética de um indivíduo, do meio em que vive e das tarefas que realiza. A dança na escola trabalha dentro deste processo de ensino-aprendizagem, pois em uma aula o aluno recebe novas informações, relacionando com as já existentes e com o meio em que está, criando novas informações, gerando conhecimento.
O professor fundamentado nos princípios da dança criativa proporciona ao aluno atividades que podem estimular, motivar, desenvolver e comunicar idéias e movimentos; fazendo uma interação entre as crianças e o ambiente. Estas atividades estimulam a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa; desenvolvem a memória; o raciocínio; a socialização; auto confiança e auto estima; fazendo com que o indivíduo tenha uma melhor relação com ele próprio e com os outros. Os conhecimentos obtidos dentro desta sala de aula são levados para a vida, pois o indivíduo é resultado de sua genética, do meio em que vive e das atividades que executa (GALLAHUE e OZMUN).
Na área de saúde a dança pode ajudar em várias situações, tanto na parte física quanto na emocional. Dentro dos seus benefícios estão o controle de peso, aumento da força muscular, fortalecimento do tecido cognitivo, aumento da flexibilidade, diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, aumento da ventilação pulmonar, diminuição do estresse e da ansiedade, melhora da tensão muscular e insônia, melhora da auto-estima, da coordenação motora; do ritmo; do raciocínio; da convivência social; da criatividade; dentre outros fatores que ajudam o indivíduo a levar uma vida mais saudável.
Segundo as constatações de Diane Tice e as análises de Zillmann,citados por Goleman (1995) o exercício leve pode esfriar a raiva (vários estudos vem comprovando que o sentimento de raiva aumenta o estresse no coração, aumentando a pressão sangüínea e o ritmo cardíaco; podendo causar micro-lesões no vaso arterial, onde se formará placas, levando à uma doença na artéria coronária ); pois a fisiologia corporal é alterada, abaixando a estimulação criada pela raiva e tirando-a do foco de atenção. Diane Tice também diz que o exercício aeróbico ajuda nos casos de depressão leve e tristeza, porque a depressão é um estado de baixo estímulo e o exercício é de alto estímulo, mudando a fisiologia emocional. Para o caso de ansiedade e estresse, que pode levar a pessoa a ter um comprometimento no sistema imunológico, dissipando a metástase do câncer; aumento a vulnerabilidade a infecções virais; enfarte do miocárdio; aceleração do início da diabete Tipo I e do curso da Tipo II; e que pode provocar ou piorar uma crise asmática; o indivíduo deveria fazer uma aula de relaxamento, pois o processo é inverso, a ansiedade leva a uma alta estimulação e o relaxamento abaixa esta taxa. (GOLEMAN, 1995) Vemos que em todos os casos o exercício físico e o relaxamento mudam a fisiologia corporal e emocional de um indivíduo; a dança vista como uma atividade física aeróbica ou anaeróbica e de relaxamento (dependendo da técnica e/ou estilo) também é capaz de fazer estas mudanças, sem levar em conta a parte artística que desenvolve outras habilidades.
A dança como arte, seja qual for seu estilo, traz ao público além de lazer, uma nova forma de ver a vida, o mundo real e o mundo irreal; traz ao espectador o quê as palavras não são capazes de dizer e o quê somos capaz de sentir; a dança em si tem o poder de criar um mundo diferente na mente de cada espectador, e este mundo é capaz de gerar novas informações e conhecimentos para uma vida. Não importa qual o estilo, se ela ta na escola, na rua ou no teatro, a DANÇA faz parte de nossas vidas; e se prestarmos um pouco mais de atenção nela e nos seus profissionais, veremos que sua contribuição saí de dentro das paredes de uma sala de aula e ultrapassa as linhas de um palco, levando para a sociedade uma contribuição infinita e de grande valor.

REFERÊNCIAS:
BAIAK, M. L. Porque ensinar dança na escola? Artigo publicado no site www.conexaodanca.art.br em 2005;
no Jornal Dança Brasil em junho/2007 e no Guia Escolas Dança 2007, DB editora. FOSS, M; KETEMAN, S. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. 6 ed. Fox: São Paulo, 2002. GOLEMAN, D. Inteligência emocional – a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Trad. de Marcos Santarrita. 75ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. 

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, realiza audições para novos músicos

INSCRIÇÕES
Poderão inscrever-se candidatos maiores de 18 anos, brasileiro nato, naturalizados ou estrangeiros.
No ato da inscrição o candidato deverá enviar ou trazer pessoalmente, devidamente preenchidos e assinados, a Ficha de Inscrição e o Termo de Autorização de Uso de Imagem, Som e Representação Artística, disponíveis no nosso site ou pelo e-mail:gerencia.osm@gmail.com
Mais informações:
As Inscrições podem feitas presencialmente,E-MAIL ou através dos Correios


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Boas notícias para iniciarmos o ano com muito aprendizado!



Dentre um dos objetivos de 2014 a Usina da Dança, a capacitação
profissional foi autorizado um curso pelo conselho que nos permitirá um novo olhar do Ballet Clássico, vamos pensar e questionar com Flávia Cassiano, pois ela nos acompanhará e retornará em julho para segunda etapa onde coletaremos dados específicos do resultado alcançado ou não.
O curso acontecerá dias 30 e 31 de janeiro o dia todo.

Alguns Artigos de Dança para Estudo



Movimento de rotação de quadril seguindo as técnicas do Ballet Clássico


Lesões em consequência do Ballet Clássico



Tihany Spectacular, está em Ribeirão Preto,SP

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GDHoe0Hj3Ng


circo_tihany_maior-768x300
RIBEIRÃO PRETO RECEBE CIRCO TIHANY SPECTACULAR
Companhia internacional apresenta o show AbraKdabra, com duas horas de pura magia protagonizada por mais de 60 artistas de 25 nacionalidades
O espetáculo AbraKdabra, já assistido por mais de 800 mil pessoas, está sendo apresentado ao público, pelo Circo Tihany Spetacular. As apresentações são divididas em 18 atos, em duas horas de show com doses excepcionais de humor, acrobacia, contorcionismo, ilusionismo e coreografias.
O show é inspirado nas luzes, cores e sons de Las Vegas e traz a tradição do maior circo da América Latina, que é reconhecido por sua originalidade em suas coreografias e cenografias.
AbraKdabra promete momentos inesquecíveis à plateia.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
Gratuidade para PNE (Portadores de Necessidade Especial) e para crianças até 1 ano, desde que fiquem no colo do responsável.
Meia Entrada – disponíveis para maiores de 60 anos, aposentados, professores, estudantes de qualquer idade ou grau, para crianças 1 a 12 anos devidamente documentados.
É obrigatória a apresentação de documento comprobatório no ato da compra e no acesso ao Espetáculo.
Não será permitido o acesso ao espetáculo sem apresentação de carteira de estudante do ano vigente.
Não fazemos troca ou devolução de Ingressos!
Bilheteria no Circo: de terça à sábado, das 10h00 até o início do último espetáculo e aos domingos das 09h30 até o início do último espetáculo.

Saiba quais espetáculos de dança entram em cartaz em 2014

Os teatros já começaram a montar a agenda de dança para 2014. Além dos espetáculos clássicos e contemporâneos, há ainda intervenções artísticas que contam com a participação do público e coreografias de improviso. Confira o que vem por aí no ano que vem:
JANEIRO
  • Delicadas Direções e Tempos Fortes para o Dentro e o Fora do Corpo, atividade de experimentação junto ao público, com a coreógrafa Tica Lemos e convidados, estreia no dia 4, Sesc Pinheiros
  • Mova-se – A Liberdade de Ser e Estar Além da Gravidade, do Grupo Ares, estreia no dia 10, Sesc Pompeia
  • Canteiro de Obra, da Cia. Brasílica, estreia no dia 15, Teatro Sérgio Cardoso
  • Dança Burra II, solo de Marcelo Gabriel, estreia no dia 17, Sesc Pinheiros
  • Jam 1mm – Com The Collective Jazz & Guests, improvisação com participação do público, ocorre nos dias 23 e 25, Sesc Belenzinho
  • 1 Milímetro of All That – Com The Collective Jazz & Guests, do coreógrafo Cristian Duarte, fica em cartaz nos dias 24 e 26, Sesc Belenzinho
  • Cantata, de Mauro Bigonzetti, estreia na temporada 2014 do grupo Balé da Cidade, que ainda tem no programa Cantares e Abrupto, a partir do dia 25,Teatro Municipal
  • Xapiri Xapiripë, Lá Onde A Gente Dançava Sobre Espelhos, espetáculo da Cia. Oito Nova Dança, estreia dia 28, Sesc Pinheiros
  • Tira Meu Fôlego, com Cristian Duarte, Eduardo Fukushima, Raul Rachou, Rodrigo Andreolli e Sheila Ribeiro e direção de Elisa Ohtake, estreia no dia 31,Sesc Pompeia


JUNHO E NOVEMBRO

SEGUNDO SEMESTRE
  • WWW, de William Forsythe, ganha remontagem inédita pela SPCD em programa que inclui Petit Mort e Gnawa,e estreia em agosto na temporada de dança do Teatro Alfa, que também conta com participações do Grupo Corpo
  • Ainda sem nome, o novo espetáculo do grupo Chega de Saudade, sob direção de Rubens Oliveira e Sergio Ignacio, estreia no segundo semestre no Teatro Tuca


Festivais de Dança


Link

Cia Andrea Maciel - Gravidade Zero créd. Cadu Cavalcanti

MOVIMENTO D RECEBE INSCRIÇÕES PARA COMPOR A PROGRAMAÇÃO

Movimento D – Festival de Dança Brasília, está com inscrições abertas para artistas e cias que desejam apresentar seus trabalhos. Em sua segunda edição, o Festival pretende exibir espetáculos de dança contemporânea em várias regiões da capital federal.
Poderão se inscrever pessoas físicas ou jurídicas representantes de grupos ou de espetáculos de dança de todos os segmentos: solos, duos ou coletivos, residentes e/ou produzidos no Distrito Federal. Os trabalhos não precisam ser inéditos e as propostas de apresentação podem ser para execução ao ar livre, salas de espetáculo ou em locais alternativos.
As inscrições vão até 31 de janeiro, com resultado programado para o dia 17 de fevereiro. Os grupos selecionados se apresentarão ao longo do mês de abril nas regiões de Ceilândia, Gama e Brasília, mediante cachês pagos pelo projeto. O Movimento D conta com o apoio do Fundo de Apoio a Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do GDF.
O regulamento, ficha de inscrição e outras informações estão disponíveis no site do projeto.
Foto: Cia Andrea Maciel – Gravidade Zero, participante da edição 2009 © Cadu Cavalcanti
Serviço:
Inscrições para o Movimento D – Festival de Dança Brasília
Data: 06 a 31 de janeiro de 2014
Inscrições através do site movimentoddanca.wix.com/movimentod
Informações: (61) 3367-5432
Informações para imprensa:
Tato Comunicação
(61) 3263-8916
Ana Rodrigues
(61) 9833 3158
Jaque Dias
(61) 9988 9618

Curso de Férias ! Professores da Usina da Dança estarão presentes

NÃO PERCAM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curso de final de férias com
ANDRÉA BARBOSA (TURU)
DE 27 A 31 DE JANEIRO
SEGUNDA E QUARTA (dias 27 e 29):


JAZZ (15:OO ÁS 16:30)
CONTEMPORÂNEO(16:30 ás 18:00)

TERÇA E QUINTA (dias 28 e 30)
BALLET CLÁSSICO COM ALONGAMENTO
(16:00 ás 18:00)

SEXTA (dia 31):
BALLET CLÁSSICO (14:00 ás 15:30)
JAZZ (15:30 ás 17:00)
CONTEMPORÂNEO (17:00 ás 18:30)

Valor do curso:
1 curso:R$100
2 cursos:R$130
3 cursos:R$150
NÍVEL INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO
Local: RUA JOSÉ MARCELINO PINTO 251 RIBEIRÂNIA
(SALA DO BALLET VANESSA TREMESCHIN)
PERTO DO HOSPITAL RIBEIRÂNIA E DO CAMPO DO BOTAFOGO
TELEFONE PARA CONTATO:(016)988091364
SOLICITE SUA FICHA DE INSCRIÇÃO PELO E-MAIL:
wesley-beck@hotmail.com

Inscrições Abertas ! Usina da Dança 2014