terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Um pouco de história sobre os Teatros Nacionais e Internacionais, que nos encanta com espetáculos de Dança, Teatro e Música














Theatro Municipal de São Paulo nasceu embalando os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que nada queria dever aos grandes centros culturais do mundo no início do Século XX. Como em 1898 a cidade perdera para um incêndio o Teatro São José, palco das suas principais manifestações artísticas, tornava-se imperativo construir um espaço à altura das grandes companhias estrangeiras.









A atividade teatral era, na segunda metade do século XIX, muito intensa no Rio de Janeiro. Mas a então capital do Brasil não tinha um teatro que correspondesse plenamente a essa atividade e estivesse à altura da principal cidade do país. Seus dois maiores, o São Pedro e o Lírico, eram criticados pelas suas instalações, seja pelo público, seja pelas companhias que neles atuavam.

Em 1894, o autor teatral Arthur Azevedo lançou uma campanha para que um teatro fosse construído para ser sede de uma companhia municipal, a ser criada nos moldes da Comédie Française. Mas a campanha resultou apenas em uma Lei Municipal, que determinou a construção do Theatro Municipal. A lei, no entanto, não foi cumprida, apesar da existência de uma taxa para financiar a obra. A arrecadação desse novo imposto nunca foi utilizada para a construção do Theatro.

Somente em 1903, o prefeito Pereira Passos, nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, retomou a idéia e, a 15 de outubro de 1903, lançou um edital com um concurso para a apresentação de projetos para a construção do Theatro Municipal.







O Teatro Mariinsky pode traçar a sua história, já em 1783, quando um decreto relativo à criação de um comité teatro "para performances e música", foi publicado em 12 de julho ea Pedra Bolshoi Theatre foi inaugurado no carrossel Praça no meio de grande pompa em 5 de Outubro . O teatro deu a praça seu novo nome - ainda hoje é conhecido como Praça do Teatro.






Sediado na praça Santos Andrade, com projeto arquitetônico de Rubens Meister, o edifício do Teatro Guaíra abriga três auditórios, Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito, e quatro corpos estáveis, a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Cia de Dança e a Escola da Dança.
Sua construção teve início no ano de 1952 e ocupa um quarteirão entre as ruas Conselheiro  Laurindo, Amintas de Barros, Tibagi e XV de Novembro. O projeto de 17 mil metros foi um dos marcos da arquitetura modernista no Paraná.



EM RESUMO

 Em 28 de Março (17 de acordo com o estilo antigo) de 1776, Catherine II concedeu o promotor, o Príncipe Pyotr Urusov, o "privilégio" de "manter" espectáculos de teatro de todos os tipos, incluindo máscaras, bolas e outras formas de entretenimento, por um período de dez anos. E é a partir desta data que Teatro Bolshoi de Moscou traça a sua história. O edifício Bolshoi, que há muitos anos tem sido considerada como um dos principais pontos turísticos de Moscou, foi inaugurado em 20 de outubro de 1856, no dia da coroação do czar Alexandre II. Em 29 de outubro de 2002, o Bolshoi foi dada uma nova etapa e foi aqui que apresentou suas performances durante os anos o Palco histórico foi em reconstrução maciça e renovação. O projecto de reconstrução durou de l julho de 2005 a 28 de outubro de 2011. Como resultado dessa reconstrução, muitos recursos perdidos do edifício histórico foram restabelecidas e, ao mesmo tempo, juntou-se às fileiras da maioria dos edifícios teatrais tecnicamente equipados do mundo. O Teatro Bolshoi é um símbolo da Rússia para sempre. Foi premiado com esta honra devido à importante contribuição para a história das artes russas do espectáculo. Essa história está em curso e, hoje, artistas de teatro Bolshoi continuar a contribuir para que muitas páginas brilhantes.

0 comentários:

Postar um comentário