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A DANÇA
INTRODUÇÃO:
A dança pode ser considerada a primeira manifestação do
emocional humano e como qualquer manifestação cultural, dependendo de sua
origem, usa linguagens diferentes. Assim como a folclórica relata exclusivamente
a realidade de uma comunidade, outras como o Ballet Clássico e as danças
modernas não conhecem fronteiras, são universais. Não se deve esquecer,
contudo, que a dança dos camponeses da Europa foi o alicerce sobre o qual toda
dança hoje, contemporânea, portanto está baseada.
A DANÇA
A dança é a arte do
movimento e da expressão, onde a estética e a musicalidade prevalecem.
Na sua forma elementar, a dança é a necessidade natural e
instintiva do homem de exaurir, pela movimentação, um estado emocional.
De um improviso desordenado a uma forma disciplinada, a
dança acompanhou a evolução do homem, aperfeiçoando-se à medida que ele se
civilizava.
A dança – ciência ou arte – apresenta-se como o entendimento
completo das possibilidades físicas do corpo humano, que permite exteriorizar
um estado emocional latente (oculto, subentendido) pelo jogo de músculos,
segundo as leis naturais do ritmo e da estética, que quer dizer “o sentimento
da beleza na natureza, nos objetos e nas artes”. Sendo o corpo humano o instrumento
da arte e da dança, é necessário discipliná-lo e desenvolvê-lo a fim de que
atinja, por meio de movimentos harmônicos e coordenados, toda a plasticidade,
pureza de linhas e expressão possíveis. Se o sentido da estética é
indispensável a dança, a musicalidade e o ritmo são fundamentais.
É impossível dançar sem musicalidade e ritmo. Estes dois
sentimentos atraem fortemente a criança que deseja estudar balé.
De um modo geral, a pratica da dança permite desenvolver e
enriquecer as qualidades do homem no seu físico, na sua mente e na sua psique
(a alma). A beleza corporal, a visão, a precisão, a coordenação, a
flexibilidade, a tenacidade, a imaginação e a expressão são a essência do
ensino da dança.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO BALLET CLÁSSICO
O Ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação da
dança primitiva, que baseava-se no instinto, para uma dança formada de passos
diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou
mais participantes.
A historia do ballet começou a 500 anos atrás na Itália.
Nessa época os nobres italianos divertiam seus ilustres visitantes com
espetáculos de poesia, musica mímica e dança. Esses divertimentos apresentados
pelos cortesãos eram famosos por seus ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados
por artistas célebres como Leonardo da Vinci. O primeiro ballet registrado
aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de
Árgon. Os ballets da corte possuíam graciosos movimentos de cabeça, braços e
tronco e pequenos e delicados movimentos de pernas e pés, estes dificultados
pelo vestuário feito com material e ornamentos pesados.
Era importante que os membros da corte dançassem bem e, por
isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares
ensinando danças para todas as ocasiões como: casamentos, vitórias em guerra,
alianças políticas, etc.
Quando a italiana Catarina de Medicis casou com o rei
Henrique II e se tornou rainha da frança, introduziu esse tipo de espetáculo na
corte francesa, com grande sucesso.
O mais belo e famoso espetáculo oferecido na corte desses
reis foi o “Ballet Cômico da Rainha”, em 1581, para celebrar o casamento da
irmã de Catarina. Esse ballet durava de 5 a 6 horas e fez com que a rainha
fosse invejada por todas as outras casas reais européias, além de ter uma
grande influencia na formação de outros conjuntos de dança em todo o mundo.
O Ballet tornou-se uma regularidade na corte francesa que
cada vez mais o aprimorava em ocasiões especiais, combinando dança com música,
canções e poesia e atinge ao auge de sua popularidade quase 100 anos mais tarde
através do rei Luiz XIV.
Luis XIV, rei com 5 anos de idade, amava a dança e tornou-se
um grande bailarino e com 12 anos dançou pela primeira vez, no ballet da corte.
A partir daí tomou parte em vários outros ballets aparecendo como um deus ou
alguma outra figura poderosa. Seu titulo “Rei do Sol”, vem do triunfante
espetáculo que durou mais de 12 horas. Este rei fundou em 1661, a Academia Real
de Ballet e a Academia Real de Música e 8 anos mais tarde, a Escola Nacional de
Ballet. O professor Pierre Beauchamp, foi quem criou as 5 posições dos pés, que
se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do ballet clássico. A dança se
tornou mais que um passatempo da corte, se tornou uma profissão e os
espetáculos de ballet foram transferidos dos salões para teatros.
Em princípios, todos os bailarinos eram homens, que também
faziam os papeis femininos, mas no fim do século XVII, a Escola de Dança passou
a formar bailarinas mulheres, que ganharam logo importância, apesar de terem
seus movimentos ainda limitados pelos complicados figurinos.
Uma das mais famosas bailarinas foi Marie Camargo, que
causou sensação por encurtar sua saia, calçar sapatos leves e assim poder
saltar e mostrar os passos executados. Com o desenvolvimento da técnica da
dança e dos espetáculos profissionais, houve necessidade do ballet encontrar,
por ele próprio, uma forma expressiva, verdadeira, ou seja, dar um significado
aos movimentos da dança. Assim no final do século XVIII, um movimento liderado
por Jean-Georgios Noverre, inaugurou o “Ballet de Ação”, isto é, a dança passou
a ter uma narrativa, que apresentava um enredo e personagens reais, modificando
totalmente a forma do Ballet de até então.
UMA DIFERENÇA QUE PRECISA SER EXPLICADA
É muito difícil explicar a diferença entre dança clássica e
balé.
A dança clássica baseia-se nas cinco posições dos pés,
criadas, originalmente, no séc. XVII, por Pierre Beauchamps. São posições de
base que permite ao bailarino movimentar-se em qualquer sentido. São essas
posições que lhe dão a segurança e a estabilidade necessárias para dançar. E
foi a partir dessas posições que foram criados os passos, muitos deles
inspirados em danças regionais e folclóricas.
Por muito tempo dança clássica e balé clássico foram
sinônimos. Mas com o aparecimento de novas concepções coreográficas, o balé
dividiu-se em balé clássico e balé moderno.
O balé clássico continuou a ser sinônimo de dança clássica.
O balé moderno é baseado em novas concepções coreográficas e usa todos os
princípios e figuras do balé clássico, transformando e modernizando essas
figuras, estilizando movimentos basicamente clássicos.
Em resumo, o balé moderno ou contemporâneo é uma concepção
puramente coreográfica, derivada do balé clássico.
Para dançar o balé moderno, é necessário saber o clássico.
CONCEPÇÕES BÁSICAS DO BALÉ
DOS PÉS:
O balé foi baseado na
concepção que ao virar os pés e as pernas para os lados externos do corpo, isto
é, para fora, não somente se conseguia atingir mais estabilidade e maior
facilidade na movimentação, como também maior beleza de linhas.
En dehors significa para fora, e é um movimento adquirido
lentamente sem ser forçado.
Portanto, em Balé, o principio básico mais importante é o de
aprender a virar as pernas para os lados, com as coxas acompanhando as pontas
dos pés. É importante adquirir a facilidade de virar as pernas en dehors a
partir da coxa até os pés, sem ajuda dos quadris e do corpo. As nádegas, porem,
devem ser apertadas ao máximo para ajudar a virar o interior das coxas.
En dehors = para fora, significa também a direção em que se
movimenta a perna da frente par trás e ainda a direção em que o corpo gira. (na
mesma direção das agulhas de um relógio).
AS POSIÇÕES DOS PÉS
1ª POSIÇÃO: FIGURA 1
Calcanhar com calcanhar formando uma linha reta de 180 ,
joelhos esticados. Cuidar para não deixar os pés caírem para frente.
2ª POSIÇÃO: FIGURA 2
Separam-se as pernas na direção da primeira posição, numa distancia calculada
de um pé e meio entre os dois calcanhares, joelhos bem estendido.
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3ª POSIÇÃO: FIGURA 1
O Calcanhar de uma das pernas vem de encontro ao meio do
outro pé, joelhos bem estendidos e pés para fora.
4ª POSIÇÃO CROISÉ: FIGURA 2
Os pés são paralelamente separados, com uma distancia de um
pé entre os dois, o calcanhar frente a ponta do outro pé, na altura da primeira
junta do Halux, (dedo grande). Joelhos bem estendidos. E a posição mais difícil
de ser bem executada e só deve ser feita por alunos com um certo adiantamento.
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4ª POSIÇÃO OUVERT (ou effacée) FIGURA 1
Os pés são paralelamente separados pela distancia de um pé
entre os dois, calcanhar frente a calcanhar. Joelhos bem estendido.
5ª POSIÇÃO: FIGURA 2
Pé paralelo a outro. Calcanhar de um pé frente a ponta do
outro pé, na altura do dedo grande (halux).
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DAS MÃOS
A – posição para principiantes, a cuidar principalmente na
barra.
O polegar encosta no dedo ,médio e o anular acompanha o dedo
médio.
B – mais tarde já não é preciso encostar, basta esconder
naturalmente o polegar, sem forçá-lo para dentro.
C - a palma da mão deve sempre estar virada para dentro ou
para baixo. Nunca para fora ou para
cima, salvo em coreografias especiais.
D – posição da mão no arabesque.
E – posição errada.
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DOS BRAÇOS
Os braços são fatores importantíssimos no balé, eles devem
ser a moldura que completa o quadro de figuras dançantes, valem pela detalhe,
pelo acabamento, pela qualidade da obra de arte e completam seu valor.
POSIÇÕES DOS BRAÇOS SISTEMA RAD (Royal Academy of Dance)
BRÁS BAS – posição de descanso ou preparação, braços
redondos, ombros baixos, e palmas para dentro. Cuidar de não encostar as mãos
nas coxas e deixar um espaço entre os braços e o corpo.
FIGURA (A): Brás Bas Para preparação de alguns passos mãos mais separadas.
FIGURA (B): Brás Bas Usado em PORT DE BRAS mãos nais juntas.
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1ª POSIÇÃO:
As mãos devem estar na altura do estomago e ombros sempre
baixos.
2ª POSIÇÃO:
A 2ª posição baixa é usada para pequenos passos com
glissade, assemblée e petits echappé.
Os braços na 2 posição estão sempre a frente do corpo.
Figura Completa: 2ª posição normal e em pontilhado, a 2ª posição baixa
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3ª POSIÇÃO:
É a fusão da 1ª com a
2ª posição.
3ª posição em "oposição", isto é, o braço dobrado, oposto à perna da frente
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4ª POSIÇÃO:
É a fusão da 2ª com a 5ª.
4ª posição em "oposição", Braço levantado oposto à perna da frente.
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5ª POSIÇÃO:
Não colocar os braços muito para trás, pois é necessário que
se veja as mãos somente com o levantar dos olhos sem mexer a cabeça. Cuidar para
não levantar os ombros.
(É a fusão da 2ª com a 5ª posição)
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O CORPO NA BARRA
A postura do corpo na barra é a base da estabilidade de um
bailarina. O corpo deve estar reto e natural, com o peso bem distribuído entre
as pernas e pés. Quando um pé estiver com o calcanhar fora do chão, o peso do
corpo deverá estar totalmente em cima da perna de sustentação, e distribuído
igualmente em toda a superfície do pé. (perna de base)
O pé que esta no chão não deverá jamais cair para frente.
O corpo na barra não deve cair, nem para frente, nem para trás,
e o aluno deve poder levantar a mão que segura a barra sem cair, permanecendo
no seu prumo de equilíbrio.
A base deste equilíbrio é a espinha dorsal.
DO CORPO E DAS PERNAS
Uma bailarina deve se considerar o centro de um quadrado
imaginário. Deste centro se irradiam as oito linhas que indicam a sua posição
perante o palco.
ÉPAULEMENT
ÉPAULE quer dizer ombro.
Épaulemnt é o primeiro sentimento de harmonia e beleza que o
aluno principiante sente na dança clássica.
Primeiramente o aluno faz seus exercícios de frente para o
professor até que tenha controle do seu corpo.
Porteriormente se introduzem
certos detalhes que darão um primeiro sentido de arte na dança.
O primeiro detalhe é o épaulement.
Concepções de CROISÉ
EFFACÉ
As direções do corpo são:
1 – En face
2 – Croisé
3 – Effacé ou Ouvert
4 – Écarté
As direções das pernas são:
1 – Devant = frente
2 – De cote = lado
3 – Derriére = atrás
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FUNÇÕES DOS EXERCÍCIOS
O trabalho de classe, após um aquecimento sempre inicia-se
na barra. Este trabalho de preparação para o centro é consciencioso.
Na barra, o trabalho desenvolve-se como atividade muscular
especifica através da execução dos exercícios localizados numa ordenação
estável e coordenada, trabalhando o corpo de forma global, sincronizada e
harmoniosa. Isto ocorre como preparação de colocação e postura do corpo,
definindo o equilíbrio e sustentação do eixo anatômico, desenvolvendo também o
trabalho de alongamento, flexibilidade, tônus e fortalecimento muscular, dando
clareza, consciência, embasamento e rapidez dos movimentos. Estes requisitos
são solicitados necessariamente para o desenvolvimento posterior da atividade
no centro.
ORDENAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NA BARRA
1 – Battement Tendu 1 posição
2 – Demi-plié e grand-plié
3 – Battement tendu 3 ou 5 posição
4 –
Battement jeté
5 –
Battement fondu
6 – Rond de
jambé
7 –
Battement frappé
8 – Petit
battement sur Le cou de pied
9 – Adágio
10 – Rond de jambe en`lair
11 – Grand battement
12 – Alongamento e extensão na barra.
FUNÇÕES DOS EXERCÍCIOS.
DEMI-PLIÉ: meia flexão dos joelhos.
Flexão de joelho onde se deve fazer força no músculo da coxa
para não deixar o joelho cair para frente, forçando ao máximo o tendão do
calcanhar e mantendo este totalmente apoiado no chão, sem perder contato.
GRAND-PLIÉ: grande flexão dos joelhos.
Total flexão de joelhos, obrigando a perder o contato do
calcanhar com o chão, ficando o pé na meia ponta.
O grand-plié começa com o demi-plié, estes são de grande
importância para virar as pernas en dehors, a partir dos quadris e interior das
coxas. Também aumenta a força das pernas, pois para executar corretamente o
grand-plié é necessário descer e subir com
a força das coxas e nunca com a do corpo (que deve permanecer reto) ou
das costas (que devem estar bem presas e aprumadas), o estomago deve estar pra
dentro.
Deve-se cuidar muito para que os joelhos flexionem sempre na
direção da ponta dos pés, forçando a abertura da parte interna das coxas,
apertando as nádegas e mantendo o corpo e as costas retas. O grand-plié não
deve ser executado de maneira brusca.
BATTEMENT TENDUE: batidas esticadas.
É a base de toda a técnica, pois faz trabalhar todos os
músculos e ligamentos da perna.
A perna deve ir ao degagé o mais longe possível, sem alterar
a posição dos quadris. A distância máxima no degagé é individual e depende do
comprimento da perna. O peso do corpo deve estar na perna de base (sustentação)
e o aluno ao tirar a perna do degagé do chão e a mão da barra deve permanecer
imóvel num perfeito equilíbrio.
O aluno não deve apoiar a ponta do pé (forçar ou descansar),
quando fizer o degagé. A perna de sustentação deverá estar alongada ao máximo e
as nádegas contraídas.
BATTEMENT
JETÉ ou BATTEMENT GLISSÉ:
JETÉ (atirar, lançar)
GLISSÉ (escorregar, arrastar)
Battement tendus jetés – ou glissés – são iguais a battemet
tendus simples. Apenas a perna que trabalha, em vez de fazer degagé no chão,
levanta a uma altura aproximada de 6 a 10cm do chão cada vez e retorna a
posição inicial.
Para executar o battement tendu jeté, o aluno deve arrastar
fortemente o pé no chão cada vez que a perna sai, havendo, portanto, um melhor
trabalho do pé, o qual deve ser esticado ao máximo, assim como o músculo da
coxa e a perna toda. Ao voltar à quinta posição, o pé deve relaxar. O movimento
do jeté deve ser preciso e seco e não se deve levantar o quadril.
BATTEMENT FONDU
É um exercício no qual os dois joelhos flexionam e estendem
ao mesmo tempo, sendo que a perna do chão sustenta o peso do corpo e a outra
dobra a altura do cou-de-pied e estende a frente, ao lado e atrás, em degagé no
chão ou no ar a 45 ou 90 graus.
Battement fondu é a base do desnvolvimento do ballon, este é
a elasticidade indispensável para aumentar a altura e dar beleza aos saltos.
Portanto é o mecanismo do pulo e dos saltos, quando estes forem executados por
uma perna só ou terminarem numa perna só.
ROND JAMBÉ – voltas ou círculos da perna .
Existem dois tipos de ronds de jambe: par terre e en Lair.
PAR TERRE: é um exercício circular feito para soltar a perna
do quadril de from que ele possa trabalhar para frente, ao lado e atrás
independentemente, adqirindo assim uma liberdade indispensável para a técnica
da dança e do equilíbrio. A perna se movimenta em todas as direções.
EN LAIR: além de exigir total independência da coxa em
relação ao quadril, exige também total liberdade e independência da parte da
perna que vai do joelho a ponta do pé, que deve fazer movimento semi-circulante,
sem mexer a coxa.
Os ronds jambe podem ser en dehors e en dedans.
BATTEMENT FRAPPÉ: batido.
Exercício muito importante para o trabalho dos pés, das
pontas e para adquirir movimentos rápidos e precisos, indispensáveis ao que se
chama “ataque” nos movimentos de técnica perfeita, é o exercício que da rapidez
às pernas e agilidade aos pés, ao ser executado, deve mostrar a tensão dos
músculos da coxa, panturrilha e colo de pé.
PETTI BATTEMENT SUR LE
COU-DE-PIED: pequena batida sobre o peito do pé.
Exercício para dar liberdade a articulação dos joelhos. É o
principal exercício de preparação para a rapidez, consciência e clareza nas
batidas necessárias para bateria, onde a partir de um salto o bailarino ainda
no ar deve rapidamente abrir e cruzar as pernas, trocando nas batidas a posição
dos pés (pernas e pés completamente estendidos).
ADÁGIO: lento
A proposta deste exercício é desenvolver a capacidade e
controle de sustentação das posições, o alongamento constante o equilíbrio a
estética e coordenação harmoniosa das linhas do corpo, a extensão e elevação
das pernas permitindo ao bailarino a execução clara e precisa dos movimentos.
GRAND-BATTEMENT: grande
battement
Exercício que tem o mesmo princípio do battement tendu,
porem a perna continua e se eleva a uma altura de 90 graus, ou mais. O importante na execução deste movimento é a
facilidade e a leveza que a perna deve ter ao subir, sem mexer o resto do
corpo, completamente independente em seu esforço. Inicia-se a uma altura de 45
graus, até que o controle total do movimento permita ao aluno elevar a perna a
90 graus.
ALONGAMENTO E EXTENSÃO
NA BARRA.
O exercício de alongamento e extensão tem como função
desenvolver os músculos e tendões tornando-os longos e fortes, o que auxilia no
aumento da capacidade de flexibilidade articular e assim, mantém um trabalho constante
de preparação e condicionamento físico para as aptidões necessárias para o
trabalho de um bailarino.
otimo
ResponderExcluirMuito bom obrigado
ResponderExcluirMuito bom.Excelente!
ResponderExcluirPoderia disponibilizar o download rsrs, ia ajudar muito, obg !!!
ResponderExcluirAmei. Sera qur disponibilizae download. Seria otimo
ResponderExcluirAmei!!! Vcs podem dar nomes de músicas para cada movimento desses?
Excluirgostaria DE RECEBER ESSA APOSTILA POR IMAIL
ResponderExcluiradoraria receber por emai lem pdf
ExcluirAmeiiiii!!! Ótimo resumo sobre o ballet, muito bom...
ResponderExcluirQueria receber por email em pdf
ResponderExcluirPor favor me manda por email. alynnerochacalado@gmail.com
ResponderExcluirPor favor pode me enviar por e-mail biancafrosa@outlook.com
ResponderExcluirMaravilhoso conteúdo. Muito bem explicado. Obrigadaa!!!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir